O Sentido no trabalho

 Muitas vezes me afligia por conta da rotina corrida e apertada de afazeres. Não só do trabalho que me gera fonte de renda, mas dos outros trabalhos que se fazem necessário em nosso cotidiano - limpar a casa, cortar a grama, fazer pequenos reparos na casa, cozinhar e tantas outras coisas. 

Certo dia, tive um insight, de que tal manutenção, é tão importante quanto o trabalho que nos mantém financeiramente. Mesmo na visão espiritual, pois ambos estão entrelaçados na existência. Deus colocou o homem na terra para trabalhar! E isso não significa, focar somente no trabalho que dá dinheiro, mas nos trabalhos essenciais de nossas vidas também.

Jesus passou muito tempo conversando com pessoas que, em sua maioria, passavam seus dias apenas cuidando de suas coisas. Cultivavam plantações, criavam animais, cuidavam de seus filhos... Naquela época, não existia o emprego formal como hoje. Seus alimentos, provinham de suas criações, de suas plantações e, muitos usavam tais como moeda de troca por outros suprimentos. Nos relatos evangélicos, Jesus nunca desaprovou os cuidados com a manutenção diária de nossas coisas pessoais. Exceto quando as colocamos a cima de Deus, quando exortou Marta em Lucas 10:41-42.

Todo trabalho é espiritual. Desde a refeição que você faz com amor e carinho para sua família, até o relatório bem elaborado que você entrega ao seu superior. Deus está em tudo, diante de cada tarefa, esperando ser encontrado. Todo trabalho importa!

Em nossa tradição Cristã, sempre foi enfatizado o valor da "atenção plena", mesmo antes de surgirem as filosofias da nova era que tomaram para si este jargão. Sempre fomos exortados a estar presentes em todas tarefas, a focar diante de todas as atividades, das mais fáceis as mais complexas e, diante destas últimas, por mais difícil e dolorosa que possa ser, você ainda pode realizar esta tarefa como penitência pelos pecadores que estão no purgatório.

Faça tudo bem feito. Faça com atenção. Às tarefas que exigem menos de seu intelecto, como, lavar roupa e estender, lavar a louça, limpar a casa, faça rezando o terço ou falando com Jesus, expondo eventuais preocupações que possam passar pela sua mente. Cultive a intimidade com o Senhor no trabalho e ele será muito mais abençoado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Se este conteúdo lhe foi útil, ajude nosso apostolado, compartilhando com mais pessoas!

Deus lhe recompense!