Encontrar Deus no momento presente


Conheço uma mulher que costumava assistir ao noticiário religiosamente.  Ela era tão obcecada por noticiários e estar por dentro de tudo que acontecia, que ficava ansiosa de forma que se esqueceu como viver sua vida.

Há alguns meses, ela descobriu que seu marido tem câncer. Toda a energia que costumava gastar com notícias, ela gasta agora cuidando do marido, de modo que não sobra mais tempo para assistir aos noticiários. Embora seja um momento assustador e estressante, os dois ficaram surpresos ao perceber o poder absoluto de estarem presentes no momento. Pode parecer estranho, mas ambos comentaram a diferença até mesmo na qualidade de vida de ambos, desde que ela parou de assistir ao noticiário, mesmo com toda esta situação triste de doença.

As preocupações com política e pandemias se foram. Acabaram. De diversas preocupações, restou somente a principal: O Câncer. Restou o cuidado e o amor por um ao outro, sem limites, vivendo o hoje, sem pensar no dia de amanhã. Pois o amanhã é incerto.

Acontece que isso sempre foi verdade. Esta oportunidade de viver a plenitude sempre esteve presente, mas precisou se desencadear uma doença para que isso fosse percebido e vivenciado. Quase que, foram forçados a viver no momento presente, em meio a consultas médicas, quimioterapias e cochilos por conta do cansaço.

Foi nessa desaceleração, no afastamento das listas de trabalho e desligamento das notícias, que minha amiga descobriu como viver de novo. No momento presente , ela encontrou Deus. Ela encontrou sua presença neste momento. Estranhamente, em vez da ansiedade que sentia antes, ela encontrou paz, mesmo em meio a doença.

O frade franciscano Richard Rohr percebeu esse fenômeno. Ele escreve que “os ocidentais são orientados para um objetivo ... não podemos imaginar fazer algo que não nos traga algo em troca”. Às vezes, uma vez que eliminamos as ocupações, descobrimos que Deus esteve lá o tempo todo. Rohr diz: “Deus está nos mantendo em existência a cada respiração que respiramos. A cada respiração, significa que Deus está nos escolhendo agora, agora e agora. ”

É isso que minha amiga está percebendo. Ela não pode mais se estressar com o passado ou se preocupar com o futuro. Ela deve depender de Deus para cada respiração que ela e seu marido dão. Eles precisam viver o agora mais do que nunca.

Eu penso naquela época em que os discípulos foram apanhados por uma tempestade furiosa. As ondas estavam quebrando no barco e eles estavam frenéticos. Jesus estava lá. Ele está sempre presente. Ele estava dormindo enquanto eles corriam frenéticos e desesperados. Eu imagino os discípulos correndo um para o outro, jogando água no mar como algo saído de uma velha comédia pastelão ou desenho animado. Então eles acordaram Jesus. Eu os imagino agarrando seu manto, gritando: "Você não se importa que estejamos morrendo !?" Em resposta, Jesus se levantou e disse às ondas que parassem. O vento parou e o mar ficou calmo. "Por que você está com medo?" ele perguntou aos discípulos. "Você ainda não tem fé?"

Cabe a reflexão: Será que estamos apenas correndo em um frenesi? Desesperados em meio aos problemas da vida? Ou estamos tranquilos, centrados e confiantes na providência e Graça de Deus?

Deus está sempre aqui conosco - mesmo agora, neste momento presente. É aqui que devemos estar. Nas tempestades, no câncer, nas pandemias e nos cochilos, Deus está aqui. 

Faça este exercício:

Neste momento presente, ore.

Enquanto você inspira, fale: "Não há o que temer."

Ao expirar, fale: "Senhor, você está aqui comigo."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Se este conteúdo lhe foi útil, ajude nosso apostolado, compartilhando com mais pessoas!

Deus lhe recompense!