Certa vez um amigo me disse: Por que orar, se Deus é onisciente e tudo sabe? Respondi-lhes que sim, realmente, nosso Pai sabe de tudo, até mesmo, antes de acontecer.
Porém, nos dotou de livre arbítrio e, dentro desta onisciência, somos balizados por ações variáveis e escolhas que podemos fazer. Orar ou não, é uma delas. Mas, se Deus sabe o que precisamos, como mesmo dito em Mateus 6:36 por que a necessidade de orar?Para responder, faço uso de uma analogia que criei especificamente para esta pergunta. Você, pai ou mãe, sabe da maioria das necessidades dos seus filhos, certo? Eu tenho certeza que você sabe quando seu filho quer colo, quando está com fome... Depois na adolescência, reconhece quando seu filhos estão com problemas, incomodados, etc. Até mesmo na fase adulta os pais conhecem os seus filhos através das reações dos mesmos. Isto que nós, pais, não temos onisciência. Imagina alguém que tem, quanto mais sabe?
Pois bem, ainda assim, sabendo a necessidade de vossos filhos, não gosta quando eles conversam com você? Quando você percebe que seu filho não anda bem, você não tenta uma conversa com ele? Tenho certeza que quando seu filho adolescente chega em você e desabafa, além de um imenso amor, você sente gratidão também em poder ajudá-lo. Queremos bem nossos filhos e apreciamos isto, mas também queremos um relacionamento com eles! Participamos da formatura no colegial, a formatura da faculdade, casamento, etc. Queremos participar da vida dos nossos filhos!
O mesmo acontece com Deus, que sabe todas as nossas necessidades. Mas Ele, como nosso Pai, não quer saber apenas o que precisamos ou não. Deus quer participar de nossa vida. Deus quer ver as suas conquistas, a sua formatura, o seu casamento prosperar. Sim, ele quer. Tanto quanto quer te ajudar quando a fase ruim bater, quando parece que o céu desaba. Deus quer estar contigo em todos os momentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Se este conteúdo lhe foi útil, ajude nosso apostolado, compartilhando com mais pessoas!
Deus lhe recompense!