Estamos mais próximos do final da Quaresma, do que quando iniciamos este período.
Quaresma é tempo de nos voltar para dentro, de nos preparar para a festa mais importante de nossa fé: A Páscoa.
É tempo de conversão, penitência, jejum, esmola e oração.
Como tem andado as suas práticas Cristãs?
Conversão: Tem buscado se converter? Exterminar com pecados "de estimação"? Aquele pecado que você luta há tempos para vencer? Tem buscado ser uma pessoa melhor para com os outros?
Penitência: Tem se confessado? O Sacramento da Confissão nos limpa do pecado e a penitência fortalece o nosso espírito. Tens buscado mortificações que possam lhe fortalecer? Quando tomamos sobre nós mesmos, dificuldades de forma deliberada, estamos nos preparando e nos fortalecendo para suportar aquelas que o mundo nos trará. "No mundo tereis aflições." - Jo 16:33.
Jejum: O jejum não precisa ser somente abster-se de carne às sextas-feiras(mandamento), mas pode ser feito, deliberadamente, de algo que você queira parar. Se você bebe demais, ou quem sabe quer largar o vício do cigarro, a quaresma é tempo propício para vencer vícios com a ajuda de Deus. Pode ser também de doces, refrigerantes e outras coisas que preferir. O jejum também pode ser uma forma de mortificação.
Esmola: A quem você tem ajudado? Quantos? Não precisa me responder, nem contar ao mundo seus atos de caridade. Mas examine sua consciência e pense. Quantas pessoas eu poderia ter ajudado e não o fiz? Um copo d'água, um prato de comida, um dinheiro que eu poderia ter doado e não o fiz. Lembre-se, nada aqui nesta terra é seu. Se você possui, é porque Deus assim o quis. Compartilhe.
Tem orado? Orar é falar com Deus. Como querer Deus presente em nossas vidas e as suas bênçãos, se mal falamos com ele? É tempo de falar mais com Deus, de entender o que Ele quer e espera de nós. A Quaresma é um período para estar mais próximo de Deus.
Uma quaresma bem vivida, com estas práticas que a Igreja nos recomenda, certamente nos fará sair destes 40 dias como pessoas melhores, mais fortes e bem preparadas para enfrentar o restante do ano. Não desperdice este tempo precioso. Faça por você mesmo e principalmente, por Deus.